PRINCIPAL | ASSISTA | ENTENDENDO | RECURSOS | TESTEMUNHOS | QUEM SOMOS NÓS | CONTATOS
BASES DO EVANGELISMO NA COMUNIDADE
Há dias de diversão, festivais comunitários e celebrações comunitárias.
O que faz um festival “Open Crowd” algo único e eficaz é embasado nestes tópicos.
Para construir uma comunidade você precisa ser intencional.
Eis como:
FASES DE FESTIVAL COMUNITÁRIO
Um Festival Comunitário se desenvolve através de uma viagem de três fases: : Envolvimento, Cooperação e Comunidade...
Reconhecendo a importância das três fases ajuda você a ser capaz de construir a comunidade.

Envolvimento
Então na primeira fase de Envolvimento você precisa de atividades que sejam acolhedoras, divertidas, às vezes competitivas, mas que vão lentamente criando relacionamentos entre todos aqueles que participarão. Inicia com os jogos onde todos podem participar e aqueles que estão ao redor podem se divertir e torcer pelos que estão no centro.
 
Cooperação
Elas estão interagindo com os membros da equipe e estão envolvidos. É neste momento que ter uma grande corda de cabo de guerra é providencial. Quando acontecer a competição de Bambolê, todas as crianças deverão ter torcidas, estejam competindo ou não. Então garanta que cada criança seja reconhecida. Com frequência pedimos a cada membro da equipe que memorize o nome de dez crianças, para que toda vez que eles as virem, eles as cumprimentem com um “toca aqui”, digam a elas o quanto são legais e as chamem pelo nome. Assim as crianças se sentirão vistas, amadas e não irão querer ir embora do centro de crescimento da comunidade.
 
Comunidade
As pessoas já estão prontas pra dançar o “Hokey Cokey” ou “My Big Fat Pony”. Os últimos minutos do festival são críticos. Muitos irão querer entender o que acabaram de experimentar.
O MC poderá perguntar se as pessoas gostaram do tempo que passaram juntas e deverá encorajá-las a retornar no dia seguinte, se o festival estiver planejado para prosseguir nos próximos dias.
O MC poderá novamente reforçar quem planejou o festival, porque dele estar acontecendo, e desafiar as pessoas a se juntarem a equipe para apoiar na construção da comunidade daquela área.
É incrivelmente importante que você já tenha preparado o próximo passo para o qual irá convidar as pessoas.
Nós encorajamos as pessoas a não realizarem um festival se não houver um próximo passo claro. Sempre planeje com o final em mente.
Qual será a próxima maneira que você irá se conectar com todos aqueles que fizeram parte do festival? Encoraje as pessoas
para se inscreverem para esta nova fase ou apenas convide-as a participar..
JOGOS CENTRAIS
Os Jogos Centrais - Coração e Alma do Festival
Uma equipe de Festival Comunitário é um grupo de pessoas que dá boas-vindas. Precisa ser um local em que as pessoas são convidadas a entrar, a participar, mas ao mesmo tempo podem ficar a uma certa distância e só observar.

O que edifica a comunidade nos Jogos Centrais?
É importante que haja uma pequena equipe de pessoas que saibam como os jogos funcionam e que tragam um sentimento de celebração e diversão para todas as atividades. Se a equipe está focada e trabalhando em conjunto, a dinâmica entre eles atrai mais e mais pessoas a participar.

Ter palhaços na equipe também pode contribuir para uma adesão maior. Se você puder, convide adolescentes a partir de 14 anos para fazer parte desta equipe - eles frequentemente trazem vida e energia.

O que acontece no centro do festival serve de influência para todo o ambiente, por isso é o lugar onde a consciência sobre a segurança é mais importante. O que isto significa é que as fronteiras precisam ser constantemente mantidas e a individualidade de cada pessoa respeitada.

Use um grande cabo de guerra corda para criar um círculo físico de segurança em torno dos locais de jogos , mudando sua configuração, dependendo de que jogos estão sendo jogados. Peça para todos segurarem a corda em um círculo e reforce que não é permitido ultrapassar o circulo, a menos que você tenha sido convidado.


O papel dos jogos locais MC também é importante para criar um ambiente aconchegante e acolhedor. Eles não serão como guardas, mas sim, firmes, justos e amigáveis ... sempre acolhedores e convidando outros a participar.

Quando a competição de bambolê começar, cada criança é introduzida e aplaudida independente se eles conseguirem ou não fazê-lo. Certifique-se de que cada criança é reconhecida. Peça para a equipe aprender os nomes de 10 das crianças, de modo que cada vez que encontrarem as crianças as cumprimentem, dizendo como são legais e as chamem pelo nome.

As crianças se sentem reconhecidas, amadas e não quer deixar o local de uma comunidade em crescimento. É fácil de executar jogos, mas é mais um desafio treinar a equipe para criar um ambiente em que todos se sintam seguros e que seja uma experiência acolhedora e amigável.

Estas fases são mais claramente vistas nos jogos locais onde as atividades mudam para refletir e ajudar a construir algo novo na multidão. Aqui está um exemplo de quais jogos escolher para construir a dinâmica da comunidade.
Envolvimento
atividades da fase
Na Lagoa, Fora da Lagoa

Voleibol com balão de água


Jogos de Paraquedas

Que horas são,
Sr. Lobo?


Limbo
 
Cooperação
atividades da fase
Cabo de Guerra

Bola no ar

Corridas

Competição do bambolê

Danças


 
Comunidade
atividades da fase
Hockey Cokey

Big Fat Pony

Dança final

Cabo de Guerra Gigante

PLANO DO LOCAL DE FESTIVAL
Compartilhando Sua Fé
O Festival pode se tornar naturalmente o primeiro passo da construção de pontes entre a igreja e a comunidade. Se seu festival estiver funcionando bem, você terá um senso real de família que se desenvolve no dia; as pessoas estarão se sentindo relaxadas, confortáveis e se divertindo muito juntos. Em um ambiente como esse é normal falar de coisas da vida. Para os filhos de Deus esse é um excelente momento para compartilhar da sua fé com os vizinhos, amigos e estranhos e de um jeito carinhoso e gentil chamá–los a fazer parte da família de Deus.
Leia mais aqui!
O que vem depois? O ritmo da missão

Os Festivais por si só não trarão mudança para a sua comunidade. Desenvolva um ritmo de missão para o seu envolvimento com a comunidade. Verifique se você tem os próximos passos no local para convidar as pessoas para quando o Festival terminar. Tente agir dentro de 2 semanas, pois depois o energia do momento pode passar.
Festivais Comunitários
3x3 - Planeje 3 festivais ao longo do ano e, se possível, fazer com a duração de três dias. Use o calendário cultural de sua comunidade - Páscoa, Verão, Outono, eventos esportivos, festas nacionais ou locais etc... Execute uma Formação de liderança para os Festival até o seu próximo Festival para aqueles que você conheceu nos últimos Festivais e que mostraram desejo em ajudar.

Messy Church
Messy Church é uma forma de ter uma Igreja para pessoas de todas as idades e mostra-se especialmente atrativa para famílias com crianças. É uma congregação que normalmente se reúne uma vez por mês, num dia e local adequado para as famílias locais para que se sintam bem-vindas, normalmente inclui uma recepção calorosa, um tempo para atividades criativas que exploram a Bíblia, uma breve palavra juntamente com uma história, músicas, oração e um lanche para todos

Cerimônia anterior ao natal
Imagine toda a sua comunidade se reunindo para celebrar o verdadeiro significado do Natal e as crianças do seu bairro sendo as estrelas do show. A cerimônia é um passo muito simples e eficaz de um Festival para uma celebração de toda a Comunidade.

KidsGames
É uma estratégia mundial utilizada para a evangelização de crianças, focada no esporte e na recreação apresentam lições e princípios bíblicos, afim de compartilhar os valores cristão com seus participantes de uma forma divertida e estratégica. Para saber mais acesse o site: www.cycasbrasil.com

Clube dos Jovens
A idéia de realizar um clube para os jovens tem como objetivo envolve-los em um ambiente seguro onde há uma cultura com valores estabelecidos. As atividades acontecem no clube da juventude visando construir uma comunidade.

Grupo de mães jovens
Como resultado da reunião de muitas mães no seu Festival você pode iniciar um grupo de artesanato ou um grupo de crianças com mães jovens.

Ministério Esportivo
Copas do mundo vêm e vão, mas o futebol permanece constantemente na sua comunidade. Existem muitas possibilidades de realizar o projeto do ministério esportivo, tais como em escolas ou aulas gratuitas para a comunidade, torneios, competições esportivas, acampamentos infantis, sessões de jogos, etc. A CBE, Coalizão Brasileira de Esportes, atua em todas as regiões do Brasil oferecendo treinamentos e disponibilizando ferramentas para formação de novos líderes para Ministérios de Esportes. Para saber mais sobre os próximos treinamentos acesse o site: http://www.coalizaobrasileira.com.br

Oração
Você sabe quem está orando pela sua comunidade? Será que um grupo de oração poderia se reunir semanalmente para orar pela sua comunidade? Use o impulso adquirido com o Festival do qual você participou para investir em uma contínua vida de oração pela sua comunidade.