PRINCIPAL | ASSISTA | ENTENDENDO | RECURSOS | TESTEMUNHOS | QUEM SOMOS NÓS | CONTATOS

 


Objetivos, Valores e Papéis.

O Festival é um meio para um fim. Sabendo por que você está fazendo isso, os valores que unem vocês,
e as pessoas que sabem o seu papel vai ajudar a construir um Festival suave e bem sucedido.

Você precisa ser claro sobre o objetivo do seu Festival. Todos devem estar em concordância. Faça de forma nítida e clara. Nunca perca de vista que isso é parte de um processo mais amplo de transformação da sua comunidade e não um evento isolado. Defina metas de curto prazo e de longo prazo.

    Objetivos
  1. Metas simples e claras para a equipe

"Fazendo amigos para Jesus";

"Mostrando as pessoas em nossa comunidade como a vida deve ser."

"Tomando medidas para a transformação da nossa comunidade"

"Nosso próximo passo em um processo de Missão"

  1. Metas para os Festivais que você pode querer compartilhar com seus patrocinadores, conselho
    e a comunidade em geral.

"Nosso Festival busca construir e estabelecer conexões e redes (capital social) com duração que vai ajudar a humanizar e transformar as comunidades locais e construir sociedades seguras, harmoniosas e inclusivas para que todos possam encontrar o seu lugar em um propósito local e global mais elevado."


    Valores

Generosidade e Hospitalidade estão no coração de Festival. Eles são uma expressão pratica de que temos na mente quando dizemos – Justiça, Misericórdia e Compaixão. Estes 3 valores aproximam Gloria de Deus – natureza moral
dele em ação.

Estes valores fazem a base para cada atividade, ação e decisão tomada durante o Festival. Estes valores podem estar explicadas com MC dizendo;

“No nosso festival, nós queremos garantir que todas as crianças são bem-vindas, amadas e tidas como valiosas.”

“Tudo aqui é de graça – assim como deveria estar na vida.”

“Não tem estranhos aqui – todos são bem-vindos”

    Papéis

Quando os objetivos e valores são claros e temos um programa para alcança-lo, podemos então, identificar os papéis necessários para executar o Festival.
Formar uma equipe eficiente é essencial. Um papel traz claridade e liberta as pessoas para fazerem o seu trabalho.

O papel não é um trabalho - o papel é um propósito que faz parte de um acontecimento maior Compreender o seu papel significa compreender o seu propósito como parte da equipe. É através da compreensão e a pratica do seu papel que você modela a comunidade.

É útil dar a uma pessoa jovem um papel significativo nos jogos centrais. Isto pode trazer vida, energia e ajuda conectar grupos de idades diferentes. Servindo e sendo hospitaleiro não se trata de fazer o café. Trata-se de criar um ambiente seguro, confortável, e agradável que coloca as pessoas à vontade e cuida de suas necessidades enquanto eles se envolvem com o que está acontecendo ao seu redor.

3 papéis fundamentais no Festival:

1) O Mestre de Cerimônias (MC) do Festival

O papel do MC é importante para criar um ambiente aconchegante e agradável. Eles não devem ser como a polícia, mas firmes, justos e amigáveis ​​... sempre dando boas vindas e convidando outras pessoas para estarem juntas e participarem. Eles conhecem os objetivos, valores e a razão para este evento e estão constantemente reforçando os valores do festival. Eles sabem onde o festival está se dirigindo - os espetáculos, as competições, tudo que está acontecendo durante o dia todo. Eles são a face pública e a voz do Festival, e tratam o público como família. O MC do Festival não passeia ao redor do festival, mas fica em um lugar à frente e ajuda a todos saberem o que está acontecendo e a entenderem sobre o que é este dia. Eles não gerenciam o programa ou a equipe.

Esse papel é apoiado pelo MC de Jogos Centrais, que dá atenção ao que está acontecendo no espaço de Jogos Centrais. Tanto o MC e o MC dos Jogos Centrais recebem as pessoas constantemente e garantem que aqueles que acabaram de chegar sabem quem está fazendo o evento, que é de graça, e apresentam claramente as opções de atividades disponíveis e as metas do dia.


2) A Equipe de Jogos Centrais

É importante que uma pequena equipe de pessoas saiba como cada jogo funciona e que traga um sentimento de celebração e diversão para todas as atividades. Se a equipe está focada e trabalha junto, a dinâmica entre eles atrai mais pessoas para se juntar e participar. Tendo palhaços na equipe também pode ser cativante e encorajar participação. Se você puder, convide os adolescentes a partir de 14 anos para ser parte desta equipe – eles muitas vezes trazem vida e energia. Queremos criar um círculo de segurança ao redor de todo o festival. Se as pessoas não se sentem seguras elas certamente não vão se sentir livre. Como o que acontece no centro do festival dá o tom para todo o ambiente, é o lugar onde a consciência de segurança é o mais importante.

O que isto significa é que os limites precisam ser constantemente mantidos e a individualidade de cada pessoa respeitada. 


3) Produtor do Festival

O Produtor conhece os objetivos do Festival e entende o papel do festival para ajudar a trazer mudanças na comunidade. Eles são o ponto final, eles desempenham um papel fundamental na criação e modelagem do evento. Eles ajudam a tomar decisões finais sobre os aspectos do festival e são responsáveis ​​pelo bom funcionamento do dia. Eles têm um investimento em sua equipe, conhecendo o suficiente para ter certeza de que cada detalhe foi atendido. Eles sabem como e por que o festival está sendo executado (metas e valores) e para onde está indo ao final do evento(resultados e planos para o futuro). Eles são claros sobre a história que antecedeu o primeiro festival e quais conexões são necessárias para fazer a jornada ir além do festival para a transformação da comunidade.

É o Produtor do Festival que tem o desafio de transformar este grupo de trabalhadores em uma equipe que compartilha os mesmos objetivos e valores.